PostgreSQL no Windows Seven

terça-feira, 12 de janeiro de 2010 Postado por Luis Fernando

Olá, recentemente eu estava fazendo alguns testes com um framework para persistência de dados em Java, o Hibernate (logo mais eu posto alguma coisa sobre ele) e percebi que um dos melhores bancos de dados neste cenário seria o PostgreSQL.

O PostgreSQL sempre teve muita fama de ser o mais robusto banco de dados de código aberto, mas muitos, inclusive eu, acreditam que tamanha performance só pode ser alcançada em servidores Linux, mesmo assim têm de ser muito bem configurados. Ele também se sai bem em ambiente Windows, mas a diferença é enorme em comparação ao Linux.

Bom, mas não é exatamente isso que quero propor neste post.

Here i go… Tive um pequeno contra-tempo durante a instalação deste banco no meu PC com Windows Seven e, apesar de simples, não foi fácil encontrar a resposta para o problema.

Tentei por duas vezes e o instalador apresentava o mesmo erro;

Não foi possível ler o arquivo postgresql.config. A instalação pode não ter sido completada com sucesso!

A versão que eu usei foi a seguinte: postgresql-8.4.2-1-windows.exe.

Apesar da incômoda mensagem de erro, o instalador terminou o processo, mas não iniciou o serviço do PostgreSQL automaticamente e, qual não foi a minha surpresa, ao tentar fazer isso manualmente simplesmente não dava, tentei até com usuários diferentes, mas era impossível, o serviço não iniciava e em virtude disso, é claro, não foi possível fazer nenhuma conexão com meu mais novo banco de dados.

Acontece que o culpado, de novo, é nosso “grande amigo” UAC – User Account Control, mas calma!! Não precisa desativa-lo só pra uma simples instalação. Basta clicar com o botão direito sobre o instalador do PostgreSQL e selecionar a opção “Executar como Administrador”, pronto agora é possível terminar o processo de instalação com sucesso, ufa.

Ah, e ele inicia o serviço automaticamente, não se preocupe com isso. XD

Marcadores: ,
  1. Anônimo

    Olá no meu caso fiz muitas combinações c/ várias informações, até de um amigo que já havia feito várias combinações e deu tudo certo:


    1. Ativar o usuário administrator.
    net user administrator /active:yes

    2. Logar no usuário administrator.

    3. Iniciar o serviço Secondary Logon.
    net start seclogon

    4. Rodar o instalador em modo de compatibilidade com o Windows XP SP2.

    5. Executar como administrador.

    Após executar esses passos, a instalação conseguiu passar pela fase de
    inicializar o cluster.

  2. Raphael

    Cara... ja tentei tudo isso que vcs falaram e mais um pouco ainda e nao consegui.... ele continua dando o mesmo erro e nao conecta no banco....
    ja fiz de tudo e nao sei mais o que tem pra ser feito... alguem sabe de mais alguma dica ai??
    To usando aqui o Win 7 Ultimate 32bits...

    Se alguem souber da uma luz!!!!

Postar um comentário